O Pint of Science, festival que tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade de forma acessível, chega a Curitiba esse ano, com um diferencial: tratar das “fake news”. O tema, de tamanha evidência no cenário nacional, será colocado em pauta por cientistas locais e será acompanhado de boas conversas, em um ambiente descontraído.

A palestra “Fake news: como funcionam? Onde circulam? O que têm a ver com a sua vida?” ocorrerá nessa segunda-feira, 22, às 19h30, no Quintal do Monge.

A iniciativa será ministrada pela pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Chirlei Kohls. Ela discutirá as lógicas de produção e circulação da ciência e das “fake news”. Assim, mostrará o impacto social da ciência e a importância do conhecimento científico chegar em linguagem acessível para a sociedade, ajudando os cidadãos nas mais diversas áreas de suas vidas. A conversa ainda trará os danos das “fake news” e perspectivas para o combate à desinformação.

O evento

O festival de 2023 contará com a participação de 123 cidades em todo o país, incluindo 20 capitais estaduais e o distrito federal. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. Este ano, o festival ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, juntamente com outros 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo.

“Continuamos com a ideia de diversificar ao máximo os temas [do Pint of Science], sempre trazendo assuntos atuais e de interesse da sociedade”, diz o vice-coordenador do Pint of Science Curitiba e professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fabio Marcel Zanetti.

Pint of Science

O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, ele vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

O Pint of Science Curitiba é organizado por cientistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições federais de ensino de Curitiba: UFPR (Universidade Federal do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e IFPR (Instituto Federal do Paraná).

Serviço

Pint of Science
Ciência X fake news: como funcionam? onde circulam? o que têm a ver com sua vida?
Local: Quintal do Monge
Horário: 19h30
Endereço: Rua Dr.Claudino dos Santos, 24, São Francisco, Curitiba