Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Quem somos

O projeto Âncora dos Fatos foi lançado em janeiro de 2021, com o objetivo de combater a desinformação, seja através da checagem de fatos e ou da produção de notícias e campanhas que não são abordadas e desmistificadas com frequência pela mídia tradicional. O propósito é trazer o contexto para as notícias e ampliar o acesso a dados. De forma inovadora e a partir de conteúdos amplos e instigantes, sua produção editorial privilegia o rigor e a qualidade da informação.

Missão

Ressignificar a notícia através da checagem de dados com o principal propósito de combate à desinformação. Proporcionar ao público a possibilidade de distinguir notícias verdadeiras das fraudulentas, divulgadas principalmente em redes sociais.

Visão

Apoio de checagem de fatos a veículos de comunicação e referência no combate à desinformação no Sul do Brasil. Combater a desinformação através da educação midiática.

Valores

Independência editorial, jornalismo investigativo com apuração criteriosa de dados, checagem de dados, boatos, “meia-verdades” e “informações desencontradas” nas mídias sociais.
Possibilitar o direito à informação livre de partidarismo, tendência e replicação de notícias. Trabalhar com o jornalismo cívico e o combate às notícias falsas através da educação.
Por meio do equilíbrio, clareza e transparência garantir uma nova relação de confiança e interação com a audiência.

Política de Ética

Profissionais do Âncora dos Fatos se pautam pelo rigor na conduta ética. Para isso, adotam as seguintes orientações:

Não produzir conteúdos nos quais tenham interesse pessoal direto e nem partidarismo.
Não obter vantagens pessoais em razão de sua posição.
Convites para a participação de eventos ou viagens promovidos pelos setores público e privado precisam ser previamente aprovados pela equipe.

Política de Correções

Âncora dos Fatos busca apresentar informações precisas e claras a partir de fontes qualificadas. No entanto, como qualquer instituição, nossa equipe pode cometer erros.

Quando erramos, corrigimos a informação de maneira transparente: toda reportagem que apresentar algum grau de equívoco é rechecada e, uma vez confirmado o erro, imediatamente retificada. Nesses casos, no pé da matéria, sempre haverá um registro do editor, que apontará o dia e a hora da correção e qual informação foi alterada. No trecho do texto em questão, também haverá indicação de que seu conteúdo foi modificado.

Se a retificação alterar o título dado originalmente à matéria, Âncora dos Fatos também se compromete em divulgar a versão corrigida nas redes sociais com novo título e o aviso CORREÇÃO. Se o título do material tiver erros, o aviso de correção também será incorporado a ele.

Para apontar erros em nosso conteúdo, preencha o formulário neste link ou pelo WhatsApp (41) 98451-8270.

Queremos ouvir os leitores e acreditamos na informação correta e transparente.

Conheça a Metodologia de Checagem do Âncora dos Fatos