Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Metodologia

Etapas de checagens

  1. Seleção de uma informação pública a partir de sua relevância, levando em conta porque uma autoridade pública a endossou, ou porque tem alto engajamento nas redes sociais. Pode ser um “boato”, o qual gera comoção ou polêmica social e que afeta o cotidiano das pessoas. 
  2. Consultar quem divulgou a informação primeiro para checar a veracidade. 
  3. Uma vez confirmada a origem da desinformação, procurar fontes de origem confiáveis para conferir se a informação confere. 
  4. Consulta de fontes oficiais para confirmar ou não a informação. 
  5. Identificar a verdade ou não, contextualizar a notícia para explicar o que é verídico ou inverídico à população com citação das fontes oficiais.  
  6. Classificar a declaração com um selo entre as categorias: 

Cada um desses selos tem um significado particular. Veja como classificamos cada uma das informações que checamos.

Âncora dos Fatos, checagem, verdade

A declaração ou informação são verídicas e não necessitam de contextos para complementar sua autenticidade e entendimento. Ou seja, aqui você está ancorado em um porto seguro.

Âncora dos Fatos, checagem, falso

O selo de falso é aplicado para afirmações ou notícias que não compactuam com a verdade. Acreditando nelas e construindo suas opiniões com base nesse conteúdo, assim como replica-la para seus contatos, fará você entrar em um barco furado!

Âncora dos Fatos, checagem, distorcido

A informação distorcida aparece fantasiada de verdade. São boatos e notícias baseados em conteúdo enganoso. Querem mais confundir e moldar suas opiniões do que realmente te passar o conteúdo de forma responsável e condizente com a verdade. Atenção, desconfie e verifique as condições para a navegação!

Âncora dos Fatos, checagem, contraditório

É aplicado quando as afirmações dadas não condizem com as ditas anteriormente pela autoridade ou instituição que representa. Não é porque alguma autoridade disse, que é verdade.

Âncora dos Fatos, checagem, exagerado

Informação que pode ser verdadeira, porém contém exageros em falas, números, estatísticas, dados. Um número muito alto, uma grande quantia de dinheiro ou alguma outra informação extraordinária que não condiz com a verdade, recebe o selo de exagerado. Não contribua com o naufrágio

Âncora dos Fatos, checagem, Impreciso

Algo que não é falso, mas não contém as informações completas ou na íntegra, o que causa confusão.

Âncora dos Fatos, Alerta Máximo

Não se trata de checagem, mas de uma notícia impactante, nova, de grande repercussão.