Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

News

Requerimento pede a suspensão das redes sociais de Bolsonaro por fala mentirosa que associa vacinas à Aids

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues, anunciou nesta manhã de terça-feira, 26, que o requerimento pedindo a suspensão das redes sociais do presidente Jair Bolsonaro, bem como a retratação do mesmo sobre a fala mentirosa de que a vacina contra a Covid-19 pode causar Aids, durante live na última quinta-feira, 21, foi aprovado pela CPI da Covid.

Além da inclusão da fala do presidente, a CPI pedirá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que Bolsonaro seja investigado pela mesma fala no âmbito do inquérito das Fake News, que é relatado por Moraes.

“Recomendaremos às plataformas de redes sociais também a suspensão e/ou o banimento do Presidente”, escreveu Randolfe.

Mentira

Em função da falsa relação entre os imunizantes e a Covid-19, o Facebook removeu, no domingo, 24, vídeo da live do presidente. Na transmissão ao vivo, Bolsonaro leu uma suposta notícia que diz que pessoas no Reino Unido vacinadas contra a Covid-19 estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [aids]”.

Comunidade médica se manifesta contra mentira

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) divulgou uma nota para reafirmar que

“nenhuma vacina desenvolvida contra a Covid-19 pode causar Aids e que nenhuma vacina tem o potencial de transmitir o vírus do HIV”.

Já a Associação Médica Brasileira também repudiou as inverdades divulgadas pelo presidente.

“O Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid da Associação Médica Brasileira, CEM-Covid_ AMB, repudia a divulgação de nova série de fake news que certamente pode ocasionar mortes evitáveis entre os brasileiros por acometimento da Covid-19.

Já são, no mínimo, centenas as inverdades sobre o SARS-CoV-2 alardeadas no Brasil por autoridades, cujo papel deveria ser resguardar e não expor a população a riscos”, destacou.

Foto: Reprodução Facebook




Erramos? Informe à nossa redação

Escrito por

Independência editorial, jornalismo investigativo com a missão de ressignificar a notícia através da checagem de dados com o principal propósito de combate à desinformação.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

News

Após seis meses de trabalho, um dos momentos mais cruciais da CPI da Covid, no Senado Federal, ocorreu na quarta-feira, 20, com a apresentação...

Checamos

Durante discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na manhã de terça-feira, 21, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o presidente...

Checamos

Circula nas redes sociais uma imagem em que a comitiva do presidente Jair Bolsonaro está do lado de fora de um trem olhando a...

Navegando pelos Fatos

Em 7 de setembro de 1822, o “grito do Ipiranga” ecoou às margens do riacho de mesmo nome, e através da voz de Dom...