A Secretaria Municipal de Saúde identificou pelo menos 113 endereços falsos fornecidos por pacientes com Covid-19 em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Eles são monitorados através de fiscalização em suas residências para acompanhamento médico.
Nesta semana, além da identificação do fornecimento de endereço errado, 37 pessoas diagnosticadas com Covid-19 não cumpriam o isolamento orientado pelos médicos. Para encontrar as pessoas, a equipe da Secretaria de Saúde procurou possíveis erros na identificação de ruas, de números prediais e conversou com as pessoas próximas aos endereços apontados. A situação que está sendo investigada pelo município.
“Ao longo dos dias monitorados, 37 pacientes não estavam cumprindo isolamento social. Isso é bem preocupante uma vez que estas pessoas estão disseminando o vírus. É preciso entender que esse vírus respiratório é de fácil disseminação, fácil contágio e tem alta taxa de propagação”,
disse Thiago Cavalcante, coordenador da equipe de monitoramento.
A secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, também falou sobre a situação. “Este trabalho de monitoramento do isolamento social tem sido muito importante para evitar a transmissão do vírus. É algo que já foi feito no início da pandemia e vimos a necessidade de retomar, uma vez que foram notificadas muitas situações de descumprimento dos isolamentos”, destacou.
Casos em Foz do Iguaçu
A Regional de Saúde de Foz do Iguaçu possui o maior coeficiente de incidência e de mortalidade por Covid-19 no Estado. A cidade de Foz do Iguaçu, a qual possui mais de 258 mil habitantes, contabiliza 40.877 casos da doença, com 986 óbitos.
Segundo a prefeitura, já foram aplicadas 128 mil vacinas entre a primeira e segunda dose do imunizante na cidade.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Foz do Iguaçu