O prazo final para regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral e tirar o título de eleitor pela primeira vez termina na noite de quarta-feira, 4. A procura pelo serviço aumentou em todo o Brasil e segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao todo, foram 7.209.913 pedidos atendidos nos últimos 30 dias, sendo 4.037.709 Requerimentos de Alistamentos Eleitorais (RAEs) de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 3.172.204 solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.

Na terça-feira, 3, até às 15 horas, foram 640 mil solicitações realizadas de forma virtual (Título Net) e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais (RAEs) nos cartórios (sistema Elo), o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas.

Paraná

No Paraná, a Justiça Eleitoral conseguiu zerar as filas em todas as Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAE), que funcionaram para atendimento presencial até às 18 horas.

“A nossa missão foi cumprida. O eleitor atendeu ao nosso chamado e, principalmente, buscou a internet para tirar o seu título. Essas pessoas devem aguardar o processamento dos pedidos, o que pode acontecer até o dia 1.º de junho”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Só nesta quarta-feira, 4, até o período da tarde, foram realizados 62.325 requerimentos de alistamento eleitoral em todo o estado, entre pedidos pela internet (34.842) e presenciais (27.483). O balanço dos últimos dias, com a totalização da quarta-feira, será divulgado na quinta-feira, 5.

A partir de quinta-feira, 5, não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE será fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o Tribunal divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022.

Com informações do TRE PR e TSE
Foto: Divulgação TRE/PR