Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

News

O Brasil está doente! A saúde mental pede socorro

a saúde mental pede socorro

Sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, no Brasil e na Espanha.

Mais da metade deles — e 27,4% do total de entrevistados — sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo.

Além disso, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais no ano anterior a uma pesquisa coordenada pela Fiocruz, e feita em parceria com outras instituições.

Fonte: @oficialfiocruz

Como cuidar da sua saúde mental

Pratique atividades físicas leves e agradáveis

A atividade física diária ajuda a relaxar o corpo e a mente. Ao praticar uma atividade física leve, você pode respirar e falar sem muito esforço. Alguns exemplos são uma sessão leve de alongamento ou uma caminhada tranquila no parque. Se você for acompanhado de um amigo ou um animal de estimação, melhor ainda. Para aliviar o estresse diário, 15 a 20 minutos por dia são suficientes.

Equilibre trabalho e lazer

Quando estamos sob muita pressão ou estresse, temos uma tendência a deixar de lado atividades que repõem nossa energia e vitalidade, como os momentos de descanso e lazer. Estabelecer uma rotina equilibrada entre trabalho e lazer é essencial para manter a nossa “bateria carregada”, além de prevenir a exaustão a médio e longo prazo e o esgotamento profissional (síndrome de burnout).

Mantenha sua rede de amigos

Ter alguns bons amigos e manter contato regular com eles ajuda com o estresse e pode até fazer com que você viva mais tempo. Se não puder encontrar seus amigos pessoalmente, você ainda pode usufruir desses benefícios ao se manter em contato com eles online ou pelo telefone.

Reserve tempo para não fazer nada

Pequenos momentos de lazer durante o dia podem ajudar você a manter a saúde do seu cérebro quando estiver sob estresse. Sua mente é como o motor de um carro em alta velocidade o tempo todo: muita pressão e atividades podem sobrecarregá-la, então você precisa tirar um pouco de tempo para “desligar e resfriar o motor” algumas vezes por dia. Simplesmente pare e não faça nada por alguns minutos.

Pratique meditação mindfulness

A prática regular de técnicas simples de mindfulness é uma das formas mais eficazes de lidar com o estresse diário. Esses exercícios não estão vinculados a qualquer crença ou religião e podem levar apenas alguns minutos de cada vez. A maioria das técnicas usa o corpo como foco de atenção, assim, qualquer pessoa pode praticar a meditação de qualquer lugar.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem nos ajuda a recuperar energias quando enfrentamos o estresse diário. Uma noite de sono ajuda a refrescar seu corpo e sua mente, preparando você para um dia mais produtivo e agradável. É muito importante criar uma boa rotina de sono. Algumas dicas que podem ajudar: evite tomar café depois das 16h, vá dormir e acorde no mesmo horário diariamente e mantenha seu quarto tranquilo, escuro e com uma temperatura agradável.

Fonte: Facebook




Erramos? Informe à nossa redação

Escrito por

Independência editorial, jornalismo investigativo com a missão de ressignificar a notícia através da checagem de dados com o principal propósito de combate à desinformação.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também