No fundo do mar logo na entrada do Porto de Paranaguá existe um grande maciço de rochas conhecido como Pedra da Palangana, que está localizada na área de manobra, no extremo leste do cais, limitando a capacidade e o tráfego dos navios na entrada da baía. E constituía um obstáculo para a navegação no porto paranaense.

Por esse motivo, uma parte desse maciço precisou ser removida

derrocagem no Porto de Paranaguá

Para isso, a Empresa Portos do Paraná fez uma obra chamada derrocagem.

Derrocagem é a fragmentação e remoção sub-aquática de rochas, no caso de Paranaguá foi feita a remoção de apenas 22,3 mil metros cúbicos de rochas. O que representa 12% de um total com mais de 200 mil permitindo uma profundidade de 14,6 metros.

Como é feita a derrocagem?

Primeiro, um grupo de observadores procura animais na superfície. Enquanto isso, um grupo de mergulhadores verifica se existem peixes ou outros animais marinhos na área da detonação.

Em seguida, com um dispositivo que emite vibrações sonoras, os  animais são repelidos para fora da área de impacto das detonações.

O próximo passo é a instalação de uma cortina de bolhas, que reduz o impacto da detonação e impede a reaproximação dos animais.

Antes da detonação, os mergulhadores se distribuem para verificação completa da área.

como foi feita a derrocagem no Porto de Paranaguá

Na sequência, uma barcaça se posiciona em cima das rochas e deposita os explosivos nos furos já realizados pelos perfuradores.

A detonação dos explosivos acontece.

retira de pedras na derrocagem no Porto de Paranaguá

Depois da explosão, uma draga mecânica equipada com guindaste e grab (concha) ou escavadeira recolhem os pedaços menores das rochas e os depositam em uma barcaça com cisterna.

Já em terra, as rochas serão recicladas através de britagem e doadas para as prefeituras de municípios da região.

Desde a contratação até um ano após a conclusão da obra, todo o procedimento tem um monitoramento ambiental especializado, que inclui também programas de controle ambiental.


Agora que você já sabe como foi feita a derrocagem no Porto de Paranaguá, compartilhe esse conteúdo com outras pessoas.


Se você quiser maiores informações sobre a derrocagem, acesse o site da Empresa Portos do Paraná

Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná