Nesta terça-feira, 14 de fevereiro, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compartilhou um conteúdo impostor (notícia falsa) associado a uma montagem em seu Instagram. Ele publicou uma postagem com a logomarca da CNN, em que diz que “Putin sinaliza e Presidente Bolsonaro evita a 3.ª Guerra Mundial”.
Ocorre que tanto o teor de sua publicação como a origem dela são falsas. Isso porque a CNN não noticiou essa informação. E essa situação sequer aconteceu. A postagem falsa espalhada por Salles usou a logomarca da CNN para atribuir ao veículo de comunicação a informação falsa que o ex-ministro bolsonarista espalhou.
CNN desmente Salles
Em seu site e redes sociais, a CNN Brasil desmentiu a postagem de Salles e explicou que “Na postagem fake, a frase mentirosa entra como suposta causa do recuo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para invasão da Ucrânia”.
Bolsonaro na Rússia
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, desembarcou em Moscou, na Rússia, na terça-feira, 14, e deve encontrar o presidente da Rússia, Vladmir Putin, na quarta-feira, 16. Os russos exigiram que Bolsonaro fique isolado por medidas sanitárias devido à Covid-19 até que encontre o presidente Putin. O motivo da visita de Bolsonaro na Rússia tem como objetivo debater o fornecimento de fertilizantes.