Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

News

Barroso ameaça suspensão do Telegram no Brasil durante as eleições

Em entrevista para O Globo, no domingo, 13 de fevereiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, enfocou a possível suspensão do aplicativo de mensagens Telegram, no Brasil. “Eu penso que uma plataforma, qualquer que seja, que não queira se submeter às leis brasileiras deva ser simplesmente suspensa”, afirmou.

“O Brasil não é casa da sogra para ter aplicativos que façam apologia ao nazismo, ao terrorismo, que vendam armas ou que sejam sede de ataques à democracia que a nossa geração lutou tanto para construir”, disse Barroso.

Vale ressaltar que o aplicativo tem ignorado as tentativas de notificações feitas pelo TSE para cooperar no combate às fake news.

Entenda

A última tentativa de contato por parte do ministro Luiz Barroso para tentar uma parceria de combate às notícias falsas no Telegram ocorreu em dezembro. O presidente do TSE enviou um ofício ao diretor executivo do Telegram, Pavel Dorov, no qual pedia uma reunião para discutir cooperação no combate às fake news durante as eleições deste ano. Mas, ele não teve resposta.

Pelo menos 11 países já adotaram medidas

O Telegram já foi suspenso ou sofreu algum tipo de restrição em pelo menos 11 países, informa o site Poder 360. Os motivos para as medidas incluem disseminação de desinformação e discurso de ódio, falta de fornecimento de dados e organização de protestos contra o regime local.

Foto: Divulgação TSE 




Erramos? Informe à nossa redação

Escrito por

Independência editorial, jornalismo investigativo com a missão de ressignificar a notícia através da checagem de dados com o principal propósito de combate à desinformação.

Leia também

Checamos

Após a Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) decidir na terça-feira, 9, condenar o ex-procurador Deltan Dallagnol a ressarcir os cofres públicos por dinheiro...

Checamos

Uma enxurrada de mensagens que circulam nas redes sociais, afirma que nesse ano será possível votar pela internet. As informações são falsas. Uma dessas...

News

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, abriu nesta segunda-feira (1) o segundo semestre forense de 2022 na Justiça Eleitoral com...

Checamos

Na segunda-feira,18, o presidente Jair Bolsonaro recebeu embaixadores no Palácio da Alvorada, em Brasília, e fez ataques ao sistema das urnas eletrônicas e colocou...