O Âncora dos Fatos foi selecionado pelo segundo ano consecutivo para o programa Acelerando Negócios Digitais. Dessa vez, o projeto Monitora Paraná, acoplado ao site Âncora dos Fatos, foi o contemplado com uma bolsa de apoio do IFCJ (International Center of Journalists).

Foram mais de 300 projetos inscritos e 80 selecionados, tanto na categoria jornalistas independentes como para veículos de comunicação.
O programa, que tem apoio da Meta e de parceiros como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de organizações de mídia no país.  

Nesta segunda fase, os participantes do programa recebem mentorias exclusivas por cinco meses, além de apoio financeiro para o desenvolvimento dos projetos apresentados, com subsídios de até $15 mil dólares.

Monitora Paraná

Com foco no combate à desinformação, a equipe do Âncora dos Fatos propôs desenvolver o projeto Monitora Paraná. Será uma ferramenta, a qual vai coletar e filtrar publicações no Paraná que possuem palavras-chaves específicas relacionadas ao conteúdo com desinformação nas principais redes sociais.

Combate à desinformação

O objetivo principal do Monitora Paraná é contribuir com o combate à desinformação na sociedade. Com a identificação dos temas tendenciosos à desinformação, as checagens dos fatos serão realizadas com mais facilidade.
O que se busca no Âncora dos Fatos, um produto digital novo e em desenvolvimento, é consolida-lo como referência em combate à desinformação na região.

O site Âncora dos Fatos, onde a ferramenta Monitora Paraná estará inserida, é pioneiro no combate às notícias falsas no Paraná.

“Acredita-se que o projeto não fica apenas na base jornalística porque todas as formas de combater a desinformação são benéficas para uma sociedade que precisa ter o jornalismo profissional e a informação verdadeira como direcionamento para a formação do seu senso crítico”, destaca a equipe do Âncora.

O Âncora dos Fatos é parceiro também do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, tendo como destaque as checagens em períodos eleitorais e também da Rede Nacional de Combate à Desinformação.

Parcerias

O programa Acelerando Negócios Digitais possui diferentes abordagens para apoiar diversos universos de mídias e foram estruturados em parceria com importantes associações de mídia do Brasil (ABERT, ABMD, Abraji, Ajor, Aner, ANJ), de modo a corresponder às necessidades e expectativas do ecossistema de mídia no país.