Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Checamos

É falso que votar apenas para o cargo de presidente anula o voto

Circulam pela internet boatos de que o eleitor ou eleitora que votar apenas para o cargo de presidente nas eleições de 2022 terá o seu voto anulado.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TRE), através do Gralha Confere, desmente a informação e explica como funcionam os votos. O eleitor pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais.

Quando ocorre o voto em branco

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica.

Voto nulo

Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

Vale lembrar também que a urna eletrônica contabiliza cada voto digitado em cada cargo eletivo de forma independente, mesmo quando existe um único voto válido (não nulo ou branco), como é determinado pelo art. 61 da Lei nº 9504, a Lei das Eleições. 

Boato antigo

Essa informação é a mesma que circulou em 2018 e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu, à época, tratar-se de desinformação.

Fonte: Gralha Confere




Erramos? Informe à nossa redação

Escrito por

Independência editorial, jornalismo investigativo com a missão de ressignificar a notícia através da checagem de dados com o principal propósito de combate à desinformação.

Leia também

Checamos

Na segunda-feira, 20, o ex-ministro do Trabalho e Previdência Social e agora pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni, disse em...

Checamos

Uma publicação postada em uma página do Facebook, a qual afirma que “Paranaguá vai comemorar seus 374 anos na cidade de Antonina”, contém informação...

News

O prazo final para regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral e tirar o título de eleitor pela primeira vez termina na noite de quarta-feira,...

News

Números são de pedidos presenciais, mas tudo pode ser feito pela internet