O depoimento do empresário Luciano Hang à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid-19 na tarde de quarta-feira, 29, gerou tumulto e polêmicas no Senado Federal.
Entre os assuntos tratados, o foco ficou por conta da certidão de óbito da mãe de Hang, na qual não consta como causa da morte a Covid-19 (o que é inverídico) e ainda esteve em pauta o tratamento precoce contra o Coronavírus, tema que Luciano Hang defende com fervor.
Luciano Hang e o “Kit-Covid-19” em Brusque
Durante o questionamento feito pela senadora Eliziane Gama (Cidadania) sobre reuniões em que Hang teria feito em Brusque, Santa Catarina, sobre doações e arrecadação do “kit Covid-19”, Hang admitiu a ação e disse, mesmo sem ter certeza, que “Nós fomos visitar cidades para ver o que estava sendo feito e deu certo (…) Brusque talvez seja a cidade acima de 100 mil pessoas com menor letalidade. Brusque está de parabéns, é uma cidade que tem menos letalidade em nosso país”.
Na ocasião, Hang associou o número de óbitos na cidade de Brusque com a utilização do “tratamento precoce”.
Segundo a Prefeitura de Brusque (SC) e o Consórcio Nacional de Veículos de Imprensa, são 29.272 casos confirmados de Covid-19 e 319 óbitos em função da doença na cidade.
Mais de 100 mil habitantes e informação errada
Porém, apesar do número de óbitos, a cidade de Brusque, a qual possui mais de 137 mil habitantes, ocupa a 280.ª posição no número de mortes por Covid-19 no ranking dos municípios brasileiros.
Brusque está à frente (em número de mortes por mais de 100 mil habitantes) da cidade de Palhoça, também em Santa Catarina, a qual possui 178 mil habitantes, número superior a Brusque. E Palhoça registrou 344 óbitos (7 a mais que em Brusque), e a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, a qual possui mais de 184 mil habitantes, teve 427 mortes por Covid-19. O que evidencia, por exemplo, que a informação repassada por Hang sobre relação com número de habitantes e letalidade é inverídica e exagerada.
Isso porque sobre o número geral de mortes, mesmo com municípios abaixo dos 100 mil habitantes, a cidade de Brusque está longe de estar na lista como o menor número de óbitos no Brasil.
Municípios como Senador Salgado Filho e São José do Herval, no Rio Grande do Sul, além de Urupema e Coronel Martins, de Santa Catarina, estado de Luciano Hang, entre outras cidades, registraram três óbitos cada durante toda a pandemia. Ainda há outros 27 municípios no Brasil que sequer registraram mortes.
Foto Destaque: Leopoldo-Silva/Agência Senado