Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Checamos

Luciano Hang erra ao dizer que “Brusque talvez seja a cidade com menos letalidade por Covid-19 no país”

Luciano Hang na CPI

O depoimento do empresário Luciano Hang à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid-19 na tarde de quarta-feira, 29, gerou tumulto e polêmicas no Senado Federal.

Entre os assuntos tratados, o foco ficou por conta da certidão de óbito da mãe de Hang, na qual não consta como causa da morte a Covid-19 (o que é inverídico) e ainda esteve em pauta o tratamento precoce contra o Coronavírus, tema que Luciano Hang defende com fervor.

Luciano Hang e o “Kit-Covid-19” em Brusque

Durante o questionamento feito pela senadora Eliziane Gama (Cidadania) sobre reuniões em que Hang teria feito em Brusque, Santa Catarina, sobre doações e arrecadação do “kit Covid-19”, Hang admitiu a ação e disse, mesmo sem ter certeza, que “Nós fomos visitar cidades para ver o que estava sendo feito e deu certo (…) Brusque talvez seja a cidade acima de 100 mil pessoas com menor letalidade. Brusque está de parabéns, é uma cidade que tem menos letalidade em nosso país”.

Na ocasião, Hang associou o número de óbitos na cidade de Brusque com a utilização do “tratamento precoce”.

Segundo a Prefeitura de Brusque (SC) e o Consórcio Nacional de Veículos de Imprensa, são 29.272 casos confirmados de Covid-19 e 319 óbitos em função da doença na cidade.

Mais de 100 mil habitantes e informação errada

Porém, apesar do número de óbitos, a cidade de Brusque, a qual possui mais de 137 mil habitantes, ocupa a 280.ª posição no número de mortes por Covid-19 no ranking dos municípios brasileiros.

Luciano Hang erra ao dizer que “Brusque talvez seja a cidade com menos letalidade por Covid-19 no país”. Gráfico: G1 – São Paulo - Dados atualizados às 21h15 de 29/09/2021
Gráfico: G1 – São Paulo – Dados atualizados às 21h15 de 29/09/2021

Brusque está à frente (em número de mortes por mais de 100 mil habitantes) da cidade de Palhoça, também em Santa Catarina, a qual possui 178 mil habitantes, número superior a Brusque. E Palhoça registrou 344 óbitos (7 a mais que em Brusque), e a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, a qual possui mais de 184 mil habitantes, teve 427 mortes por Covid-19. O que evidencia, por exemplo, que a informação repassada por Hang sobre relação com número de habitantes e letalidade é inverídica e exagerada.

Isso porque sobre o número geral de mortes, mesmo com municípios abaixo dos 100 mil habitantes, a cidade de Brusque está longe de estar na lista como o menor número de óbitos no Brasil.

Municípios como Senador Salgado Filho e São José do Herval, no Rio Grande do Sul, além de Urupema e Coronel Martins, de Santa Catarina, estado de Luciano Hang, entre outras cidades, registraram três óbitos cada durante toda a pandemia. Ainda há outros 27 municípios no Brasil que sequer registraram mortes.

Os números de mortes por Covid-19 de cada município brasileiro podem ser conferidos em na página especial do G1.

Foto Destaque: Leopoldo-Silva/Agência Senado




Erramos? Informe à nossa redação

Escrito por

Independência editorial, jornalismo investigativo com a missão de ressignificar a notícia através da checagem de dados com o principal propósito de combate à desinformação.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Checamos

Em depoimento na CPI da Covid-19 na tarde de quarta-feira, 19, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, respondeu aos questionamentos dos senadores sobre o...

Checamos

Em pronunciamento, Bolsonaro repete mentiras sobre vacinação “Temos mais de 14 milhões de vacinados”, disse Jair Bolsonaro, presidente da República, em pronunciamento no dia 23 de...