Um dos conteúdos que mais circulou nas redes sociais nos últimos dias diz respeito a um possível bloqueio do WhatsApp entre os dias 6, 7 e 8 de setembro. Os publicadores do conteúdo enganoso alegam que as ações se dariam para impedir a divulgação via WhatsApp das manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro no feriado.

Entre as postagens, circularam informações como: “Manifestações do dia 7 de setembro podem levar a Justiça Esquerdista a bloquear o WhatsApp por 48 horas ou mais numa ação antidemocrática”.

É falso que WhatsApp será bloqueado em 7 de Setembro

Ou ainda publicações sobre o que fazer caso o WhatsApp seja bloqueado e ainda viralizou uma imagem que seria o print de um noticiário da Globo News com a legenda: “Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir da meia-noite”.

É falso que WhatsApp será bloqueado em 7 de Setembro
É falso que WhatsApp será bloqueado em 7 de Setembro

Os conteúdos são enganosos e não condizem com a realidade. Isso porque em nenhum momento a Justiça ordenou o bloqueio do aplicativo WhatsApp para os dias 6, 7 ou 8 de setembro. E o próprio WhatsApp não comunicou a possibilidade oficialmente em seus canais. Não há motivos para tal bloqueio.

Sobre a imagem com o noticiário da Globo News, ela corresponde ao ano de 2015, quando o WhatsApp recebeu uma determinação de bloqueio judicial do TJ-SP em uma investigação de “procedimento criminal”, o que não tem nenhuma relação com manifestações e ou organizações políticas. Essa mesma imagem circula de forma recorrente há meses nas redes sociais.

O apresentador que aparece na imagem é o Donny de Nuccio, que hoje não faz parte da Globo News, e sim possui um programa de entretenimento e culinária no SBT. Portanto, a imagem não é atual.