Circula nas redes sociais uma notícia afirmando que mesárias, mesários, eleitoras e eleitores estariam proibidos de usar a camiseta do Brasil ou da Seleção Brasileira durante as Eleições 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno).
O boato se espalhou também após o presidente da República, Jair Bolsonaro, durante uma live em suas redes sociais, afirmar que:
“o TSE avalia proibir o uso da camisa da seleção brasileira no dia da eleição. Como é que é, Alexandre de Moraes? É interferência de mais. Vocês estão preocupados com um mar de gente de verde e amarelo votando e aparecer o nome do Lula ganhando? Eu tô convocando a todos voluntariamente a votar com a camisa verde e amarela. O que as Forças Armadas puderem garantir de vocês votarem de verde e amarelo vai ser garantido. Vou determinar às Forças Armadas que em qualquer sessão que for proibido entrar não vai ter eleição naquela seção”,
disse o presidente Jair Bolsonaro, em tom de ameaça.
A informação é
Isso porque os eleitores são livres para manifestar individual e silenciosamente a sua opção política, podendo usar camisetas, bottons, dísticos e adesivos ao ir votar, segundo explica o Tribunal Superior Eleitoral.
A manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio do uso de camisetas de partido político, coligação e candidato e até mesmo da camiseta verde e amarela, camisetas do Brasil ou da Seleção Brasileira é livre.
Referências desta checagem