Em declaração durante a CPI da Covid-19, na tarde de terça-feira, 1 de junho, a médica Nise Yamaguchi alegou que ainda não havia sido vacinada contra a Covid-19 porque “pessoas com doenças autoimunes não devem ser vacinadas”.
A informação levantada pela médica é
“Eu já tive Covid e eu não posso me vacinar, porque eu tenho uma doença autoimune. Como eu expliquei, até para esclarecer aquela questão da vacinação obrigatória e aleatória, existem pessoas que não podem se vacinar, principalmente aquelas que têm vasculites, como é o meu caso, eu tenho uma síndrome de Raynaud, outras pessoas que têm doenças maiores, hepáticas ou renais que sejam situações graves”.
É falso que pessoas que têm vasculites não podem se vacinar contra a Covid-19. Pessoas com doenças reumáticas autoimunes foram incluídas no grupo prioritário de vacinação e esse grupo inclui pacientes portadores de vasculites.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) destacou a importância da imunização dessas pessoas.
A vacinação para esse grupo é inclusive prioritária, já está acontecendo e consta do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
O presidente da Sociedade Brasileira de Remautologia, Ricardo Xavier explica que “pacientes reumáticos podem apresentar problemas de imunidade por causa da enfermidade ou pelo uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos. Por isso, têm potencialmente maior predisposição para apresentar as formas mais graves da Covid-19 e precisam ser protegidos”, enfatizou.
A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) também disse que pessoas com doenças autoimunes devem receber a vacina contra a Covid.
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado